Por agendamento
Data
São Paulo
Local

Detalhes

Visite os melhores museus da cidade, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo), Museu do Futebol, Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra e o Museu Afro Brasil.

Roteiro

MASP é o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul.

Seu acervo é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Do século XIII aos dias de hoje, pode-se apreciar Rafael, Mantegna e Botticceli – da escola italiana – e Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall – da chamada Escola de Paris.

Em outubro de 1947, Assis Chateaubriand abriu Museu de Arte de São Paulo ( Masp), resultado de uma aventura de duas pessoas mentes-revolucionárias e apoiado por um grupo de amigos.

Fundador e proprietário dos Diários e Emissoras Associados, juntamente com o professor Pietro Maria Bardi , jornalista e crítico de arte na Itália, que tinha acabado de chegar da Itália, Chateaubriand criou a coleção mais impressionante no hemisfério sul. Esta reunião teve intuito de colocar o Brasil no mesmo nível de outros países no mundo das artes .

Este projecto de longa data foi fundos de sucesso e recolhidos para a aquisição de obras de arte para a coleção do museu.

Arquiteto modernista italiana Lina Bo, esposa do professor Bardi , projetado edifício do Masp como é hoje . Este terreno na Avenida Paulista tinha sido dado a município , mas vista sobre centro da cidade, bem como a Serra da Cantareira , tinha de ser mantido . É por isso que ela planejou um edifício sustentado por quatro colunas , de modo que as pessoas que andam ao redor poderia ver o centro. É o único edifício do mundo com o seu corpo principal sustentado por quatro colunas laterais deixando uma área livre de 74 metros.

Masp abriga uma galeria de arte , biblioteca, museu de fotografia , cinemateca , Videoteca , cursos de arte e serviço educativo para exposições , cinema, concertos. É por isso que o MASP é o primeiro excelente centro cultural no Brasil.
O museu abriga pintores italianos , como Rafael , Andrea Mategna , Botticelli e Bellini ; pintores flamengos Rembrandt, Frans Hals , Cranach e Memling e espanhol Velázquez e Goya .

A maioria dos coleção de arte europeia é pintura francesa. Podemos apreciar quatro retratos das filhas de Luís XV, por Nattier , ou quatro alegorias temporada de Delacroix . Impressionismo Renoir, Manet, Monet, Cézanne e Degas e Pós Impressionismo Van Gogh e Toulouse- Lautrec ter sua pintura aqui representados.

Há uma área para a coleta de escultura a completa Edgar Degas , 73 peças de bronze ; esta coleção é apenas totalmente visto em museus como Metropolitan , em Nova York e Museu D’Orsay , em Paris.

Criado para ser uma área de estilo centro cultural dinâmico, há sempre algo novo para o visitante mais freqüente. Masp organiza exposições temporárias em diferentes áreas especiais , abordando os mais variados assuntos e suportes. Exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea , fotografia , design e arquitetura se revezam durante todo o ano , mostrando um universo de imagem.

Masp também organiza projetos musicais , cinema e palestras. Dois auditórios, ambos projetados por Lina , são para esta finalidade.

O Museu do Futebol é um museu sobre a história do Brasil . Uma história que se transformou o futebol em uma das manifestações culturais mais reconhecidos do país. Os brasileiros abraçaram apaixonadamente o futebol como o seu próprio . O Museu vai ajudar -nos a entender de futebol, um branco esporte britânico , elitista que, gradualmente, adquiriu novos contornos : Tornou-se brasileiro , popular , meio -sangue e uma parte importante da nossa cultura.

Estamos localizados em uma área de 74,280 pés ² sob as arquibancadas de um dos mais bonitos estádios brasileiros , o Paulo Machado de Carvalho Estádio Municipal – também conhecido como Estádio do Pacaembu , localizado em frente à Praça Charles Miller , em São Paulo.

Esta foi uma iniciativa conjunta do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura – através da Secretaria Municipal de Esportes e da entidade municipal de turismo , São Paulo Turismo – e foi concebido e concluído pela Fundação Roberto Marinho. Fazemos parte da rede do Estado de São Paulo de museus.

Para visitar o Museu do Futebol é revisitar a história do Brasil no século 20 , despertando -nos para o fato de que os nossos hábitos, costumes e comportamentos são inseparáveis ​​para a ascensão deste esporte . Futebol ajudou a criar a identidade brasileira , assim como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol. As estrelas que o Brasil foi capaz de produzir representam nossa cultura tanto quanto os ícones das artes, da literatura , teatro e música .

Isto levou-nos a adorar futebol uma vez por todas como a vida , a cultura inventiva e emocionante. O futebol é parte da nossa herança e precisa ser preservada, cultivada e glorificado em suas complexidades e virtudes.

A Pinacoteca é um museu de artes visuais , com destaque para a produção brasileira do século XIX até o presente, pertencente ao Ministério da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o mais antigo museu de arte na cidade. Está instalado no antigo edifício da Escola de Artes e Ofícios , projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo , que sofreu uma ampla reforma , com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final de 1990 .

A coleção original da Pinacoteca foi formado com a transferência , em seguida, o Museu do Estado , agora Museu Paulista da Universidade de São Paulo, 26 obras de artistas importantes que trabalhavam na cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino , Antonio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Passou por seu primeiro século de acumular conquistas e atividades formaram uma coleção significativa , agora cerca de nove mil obras . Sofreu uma transformação notável ocupando gradualmente como um museu de arte contemporânea , comprometida com a produção de seu tempo, com uma presença de destaque no cenário da arte no país

A Pinacoteca realizou cerca de 30 exposições e recebe cerca de 500.000 visitantes por ano. O primeiro andar acolhe exposições temporárias e o segundo é dedicado a mostrar a longo prazo de nossa coleção. A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea , eo chão são as áreas técnicas , o auditório e cafeteria . Desde 2006 é administrado pela APAC – Associação Pinacoteca Arte e Cultura .

O foco principal de todo o trabalho feito pela Pinacoteca do Estado de São Paulo é o de melhorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais , através do estudo , preservação e comunicação das suas coleções , edifícios e memórias, a consolidação e expansão dessas coleções e estímulo à produção artística.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é o resultado de um acordo assinado entre o Governo do Estado e da Arquidiocese de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua data de 28 de junho de 1970 a instalação. A partir desta data , o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar o piso térreo ala esquerda do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz ea antiga Casa Capelão , antes administração , e onde , desde 1999, é exibida a coleção de berços museu.

A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio Galvão de Santana para abrigar a coleção das irmãs Concepcionistas , esta função também continua até hoje.

O museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e capelas pequenas fazendas que foram sistematicamente demolidas após a proclamação da República. Na década de 1970 , foi possível ampliar significativamente esta coleção.

Atualmente, as principais responsabilidades do Museu de Arte Sacra de São Paulo são: recolher , classificar, catalogar e expor objetos convenientemente religiosos cujo valor estético ou histórico recomendar a sua preservação ; expor permanente pública e didaticamente seu acervo ; promover a formação, treinamento científico e técnico profissional e os recursos humanos necessários para o desempenho das suas atividades ; incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a arte sacra e história da arte , promover cursos regulares , a distribuição periódica ou esporádica , extensão e formação sobre questões relacionadas com o seu campo.

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

Fotos