Dia Internacional do Museu: celebre a história!

Dia Internacional do Museu: celebre a história!

No dia 18 de maio – hoje -, comemora-se o Dia Internacional do Museu, uma data especial para celebrar a importância dessas instituições culturais. O Brasil é lar de diversos museus incríveis que abrigam verdadeiros tesouros históricos e artísticos. Neste blog cultural e turístico, destacamos 5 importantes museus brasileiros, localizados em diferentes cidades, cada um representando um verdadeiro tesouro cultural de sua região. Confira agora!

– Museu de Arte de São Paulo (MASP):

     O MASP é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, Região Sudeste, localizado na famosa Avenida Paulista. O museu é conhecido por abrigar uma das mais importantes coleções de arte da América Latina. Projetado pela renomada arquiteta Lina Bo Bardi, o edifício do MASP em si é uma obra de arte. Sua arquitetura moderna e arrojada, com estrutura suspensa e vãos livres, é um marco na cidade. Dentro do MASP, os visitantes podem admirar uma vasta coleção que abrange diversos períodos e estilos artísticos. 

O seu acervo é especialmente conhecido por sua coleção de arte europeia, que inclui obras de grandes mestres, como Rembrandt.

– Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro: 

     Localizado no Rio de Janeiro, também Região Sudeste, o Museu Nacional de Belas Artes é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. O museu é dedicado à aquisição, conservação, pesquisa e divulgação de obras de arte que evidenciem a evolução da produção artística brasileira e estrangeira. Ele está instalado no prédio da Escola Nacional de Belas Artes, na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro. Hoje, o Museu Nacional de Belas Artes é o mais importante em arte brasileira do século XIX, um dos museus mais renomados internacionalmente e um dos maiores do gênero na América do Sul, com mais de 16 mil peças em seu acervo. É uma parada imperdível para os amantes das artes visuais. 

A fachada principal é inspirada na Renascença francesa, com frontões, colunatas e relevos em terracota, representando as grandes civilizações da antiguidade.

– Museu Imperial de Petrópolis: 

     O Museu Imperial, popularmente conhecido como Palácio Imperial, é um museu histórico-temático localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis – Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Está instalado no antigo Palácio de Verão do imperador brasileiro Dom Pedro II. O acervo do museu é constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial. 

O palácio de verão de D. Pedro II,  foi a residência predileta do imperador, o local onde ele passou os melhores momentos de sua vida.

– Museu Oscar Niemeyer, Curitiba: 

     O Museu Oscar Niemeyer (MON), também conhecido como Museu do Olho, é um museu de arte localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, Região Sul. A instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Atualmente representa uma instituição cultural, com projeção nacional e internacional, vinculada ao governo estadual do Paraná. 

O espaço foi inaugurado no dia 22 de novembro de 2002 com o nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a atual denominação.

– Oficina Cerâmica Francisco Brennand, Recife:

     A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um museu de arte brasileiro localizado na cidade do Recife, capital de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Foi criada pelo artista plástico pernambucano que dá nome ao conjunto arquitetônico, Francisco Brennand. Trata-se de um complexo monumental — museu e ateliê — com aproximadamente 2 mil obras, entre esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. Possui diversas obras inspiradas na mitologia grega romana, história, fauna e flora, literatura, dentre outros personagens. A principal temática da obra de Francisco Brennand é a origem da vida e a eternidade das coisas. 

Lugar único no mundo, a Oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso.

 

Museus são instituições artísticas dedicadas à preservação, exibição e estudo de válvulas e objetos de valor cultural, histórico e científico. Eles desempenham um papel fundamental na sociedade, permitindo que as pessoas se conectem com o passado, aprofundem seu conhecimento em diferentes áreas e apreciem a riqueza da herança humana.

Fique por dentro dos nossos blogs! Tem muito conteúdo bacana!

Gostou? Então entre em contato conosco para ficar por dentro das próximas viagens!

Por e-mail, no [email protected], ou clique aqui para um atendimento via WhatsApp! Conte com a gente para as melhores viagens da sua vida!

Sozinho(a), com família ou amigos, uma ida ao museu é extremamente enriquecedor.

Até a próxima quinta-feira!

×