Ecoturismo: as viagens sustentáveis como nova tendência de turismo

Ecoturismo: as viagens sustentáveis como nova tendência de turismo
Planejar uma viagem cultural

Uma viagem pode ter muitos motivos e ela fica mais interessante quando nos traz desenvolvimento pessoal. Nada melhor do que ir conhecer um lugar e se deparar com novas culturas e suas sabedorias ancestrais, paisagens intocadas ou culinárias inusitadas. Assim é o ecoturismo. O turista de hoje não quer mais ir para um lugar que não lhe ofereça novos olhares e sensações. Mas, para os mais exigentes é necessário que, além de culturais, suas férias sejam viagens sustentáveis.

 

Ecoturismo e Turismo Sustentável

A sustentabilidade tem como base três elementos: o meio ambiente, o impacto social e a economia. 

De uma forma bem simplificada, sustentabilidade são as ações do presente focadas em não comprometer as gerações futuras. No turismo, isso significa promover ações conscientes em prol da preservação ambiental e cultural. Em outras palavras, buscar opções de viagens de baixo impacto ecológico, em locais preservados tanto nas suas paisagens, como também suas culturas.

 

Buscar experiências genuínas será um desejo que estará em todos nós. Por isso, os roteiros em destinos regionais, visitando pequenas cidades ou comunidades, será uma ótima opção. 

 

Ecoturismo e Turismo local

Existe um conceito ainda pouco conhecido chamado “turismo de base comunitária”. Ele discute há décadas o fator decisivo que o turismo pode causar em pequenas comunidades. 

O turismo comunitário promove entrada e distribuição de renda onde o dinheiro geralmente é escasso. Pense em uma pequena vila que começa a receber ciclistas, como exemplo: surge uma demanda por restaurantes, pousadas, oficinas, guias e outros serviços que antes não existia no local. 

Há vários destinos no eixo Rio-SP em que pequenas cidades se transformaram em pólos regionais de turismo. É o caso de Vassouras e Conservatória (RJ), São Luiz do Paraitinga (SP). E se vamos mais longe um pouco há outros ótimos exemplos, como Goiás Velho (GO) ou a conhecida Tiradentes (MG).

 

Além de um turismo mais sustentável, outra característica do turismo em pequenas comunidades é a preservação cultural.

 

Ecoturismo e Turismo cultural

Para um jovem que vive em uma pequena comunidade isolada não há muitas opções de renda, o que costuma promover uma migração em massa para as grandes cidades.

Quando o turismo chega em um local, com a demanda de serviços que ele gera, passa a haver um interesse maior na permanência da população jovem na cidade. Porém, além do financeiro há um outro interesse que surge nas gerações mais novas: a preservação de suas raízes.

Quando o turismo cultural se consolida em uma região, os saberes daquele local se tornam um patrimônio daquele povo, e quando eles se dão conta disso, percebem o valor de sua arte.

 

Há muitos exemplos no Brasil de comunidades que se tornaram conhecidas internacionalmente pela sua cultura. Alguns exemplos que saltam aos olhos são o artesanato em Capim Dourado na Comunidade Mumbuca, no Jalapão, e as ceramistas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Mas em cada pequena comunidade onde se pratica o turismo responsável e sustentável é possível notar um empoderamento muito grande da cultura pelo seu povo.

 

Um convite à uma viagem diferente

Depois de termos vivido uma pandemia sem precedentes, todos fomos obrigados a repensar nossas ações, e com certeza viver em um mundo mais sadio é algo que passou pela nossa cabeça diariamente, no confinamento de casa.

 

Sendo assim, te convidamos a fazer uma viagem diferente quando for preparar as malas para as próximas férias.

Os roteiros da Carona Turística são feitos sob medida para grupos privativos. Vamos em busca do que cada destino tem de melhor a oferecer. Isso significa que fazemos verdadeiras imersões para os locais que visitamos, conhecendo as pessoas, as histórias e a natureza de cada lugar. Sempre respeitando nossos ideais de promover viagens sustentáveis.

Vem com a gente experimentar uma viagem transformadora!

 

×