Páscoa pelo mundo: turismo e tradição.

Páscoa pelo mundo: turismo e tradição.

     Convenhamos que a Páscoa é a única época do ano que temos um motivo indiscutível para comer chocolate, não é? Mas, você sabia que a Páscoa é uma tradição comemorativa em diversos países? Ou você achava que só no Brasil que se comemora a Páscoa?! Na na nina não! Vamos trazer hoje um pouco da história da Páscoa e os destinos para celebrar e conhecer novas culturas e tradições. Vem com a gente!

 

Origem e história da Páscoa:

     A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.

     Mas por que o coelho é símbolo da Páscoa? É porque, durante a época em que a Páscoa era comemorada (próxima ao Equinócio de Primavera), o coelho era um dos primeiros animais a serem vistos com o fim do inverno.

Por conta dessas aparições, o animal passou a ser enxergado como um símbolo da renovação e, portanto, da ressurreição.

 

Mas e os ovos? Por quê?

     Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época, as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração. 

Com isso, o mundo capitalista viu mais uma bela oportunidade e instaurou essa tradição.

Mas… será que ao redor do mundo também tem isso tudo? Chocolate, coelhinho? Vamos falar agora sobre a Páscoa mundo afora e conhecer novas culturas e tradições.

Bulgária:

     Localizada no sudeste da Europa, a divertida tradição na Bulgária consiste em quebrar a casca do ovo (cozido e pintado) em outro ovo, mas sem danificar a sua própria casca. Aquele que consegue o feito será bem-sucedido no próximo ano. Além disso, as famílias comemoram com um cordeiro assado como prato principal, Kozunak e outras delícias que você encontrará por lá.

Nesta foto vemos os ovos cozidos e coloridos e, acima na esquerda e abaixo na direita, os pães Kozunak. Além de uma leva de, como se fosse, empanadas.

França:

     Em Haux, uma vila no sudoeste da França, com 795 habitantes, a tradição por lá é fazer um omelete gigante, usando cerca de 4.500 ovos. Vários cozinheiros se juntam para mexer os ovos e preparar a comida, que depois é dividida entre a população da cidade. Lá a cultura do ovo é fortíssima, e não é o de chocolate…

Dizem que essa tradição vem desde a época de Napoleão. Devia ser a comida preferida dele…

Armênia:

     As celebrações da Páscoa começam na Sexta-Feira da Paixão e terminam na segunda-feira, que pode ser feriado ou não (em 2017 e 2018 foi feriado, mas em 2019 não). No Domingo de Páscoa, há uma grande celebração em Etchmiadzin com o Patriarca da Fé da Igreja Apostólica Armênia e, neste dia, abre-se a cortina que revela o altar. No almoço, os armênios se reúnem para comer ovos cozidos, representando o renascimento, e também peixes, pães, espinafre com ovos, e arroz pilaf.

A Catedral de Etchmiadzin, que é a igreja mãe da Igreja Católica Armênia, é considerada a igreja mais antiga do mundo!

Espanha:

     É incrível saber como é comemorada a Páscoa na Espanha, pois a celebração é marcada, principalmente, pelas procissões. Com apelo essencialmente religioso, os fiéis fantasiam-se de Romano, de Apóstolos e de Jesus e carregam sua cruz. 

Na culinária, peixe não pode faltar no cardápio dos espanhóis, assim como a rabanada e o Osso de Santo.

El Salvador:

     Nesse país da América Central, há o ritual Talciguines, onde pessoas fantasiadas imitam uma luta entre Jesus e o Diabo, é tradicionalmente realizado em Texistepeque, uma cidade próxima da capital. Com o último açoite, um dos Talciguines – homens demônios, na língua local – cai diante dos pés de Jesus, simbolizando que o bem venceu o mal. Então, Jesus toca um sino para avisar que perdoa a todos por seus pecados. Livre do mal, o demônio corre então para a igreja.

Dezenas de pessoas visitam a cidade para participar do ritual e buscar a absolvição por seus crimes por meio das chicotadas, e quem cruzar o caminho dos Talciguines acaba levando as chicotadas, que são para valer.

México:

     Já para o Mexicano apegado à tradições, esqueça praia, coelho, chocolate, esqueça até da bela flor do jacarandá. Páscoa se trata de religião pura. O Mexicano é extremamente católico e o caminho de Cristo até sua ressurreição é revivido com muitas festas, nada de carne vermelha e algumas procissões. Até os dias de hoje, os devotos fazem uma espécie de pinhata gigante do Judas e a queimam como símbolo de repúdia ao traidor de Cristo.

Ocorre, em todo o país, a encenação da Paixão de Cristo, especialmente em Iztapalapa, cidade ao sul da capital Cidade do México, que atrai cerca de 3 milhões de mexicanos.

Diamantina, MG, Brasil:

     Não podíamos deixar de falar do Brasil um pouco… mas você há de convir que precisaria de um blog só para falar da diversidade cultural e das festas por todo o país. Em Diamantina, a tradição no Domingo de Páscoa são os tapetes produzidos pela comunidade e visitantes, com materiais como serragem colorida, borra de café, farinha e areia, ornamentando as ruas por onde passa a Procissão da Ressurreição. 

Os tapetes de rua traduzem as expressões de fé, os costumes e a originalidade do povo de Diamantina.

 

Então é isso… vai achando que a Páscoa é só comer ovo de chocolate e bacalhau… Cada país com uma cultura e tradição diferente. O mundo é plural e devemos respeitar tudo e todos, cada religião, cada festa… Devemos apenas pregar uma coisa sem limites: o amor. 

 

Além disso, confira nosso último blog! Temos certeza que você vai adorar!

 

Lembre-se, sempre, de checar se os pontos turísticos do seu destino estão abertos antes de você planejar seu roteiro de viagens! Principalmente em viagens que tenham feriados nacionais.

 

Gostou? Então entre em contato conosco para ficar por dentro das próximas viagens!

Por e-mail, no [email protected], ou clique aqui para um atendimento via WhatsApp! Conte com a gente para as melhores viagens da sua vida!

Feliz Páscoa!

×